• Orientação para entrada nos campi da Universidade

    Em caráter excepcional, o acesso de pessoas e de veículos durante o período da “pandemia devido à disseminação do novo coronavírus (Covid-19)” deverá ser autorizado pelos dirigentes das unidades acadêmicas e órgãos administrativos, através de formulário próprio, seguindo o que estabelece a Portaria 103/2020, que dispõe sobre a suspensão das atividades na UFBA.

    ACESSE AQUI

  • UFBA lança nesta semana seu UFBACard

    A Universidade Federal da Bahia lança nesta semana o seu cartão UFBACard, “um instrumento de modernização da gestão da universidade que permitirá a identificação uniforme dos membros da nossa comunidade, dentro e fora de seus limites”, segundo o reitor João Carlos Salles. O UFBACard também “possibilitará a oferta de novos serviços, com mais facilidade e agilidade, além de proporcionar uma melhor segurança para todos”, completa o reitor.

    ACESSE AQUI

  • Um modelo de segurança em conformidade com o espírito da Universidade

    O ponto de partida da política de segurança de uma grande universidade pública como a UFBA deve ser a defesa de valores como abertura, acolhimento, generosidade e reconhecimento, que conformam a essência de uma instituição dessa natureza.

    ACESSE AQUI

  • Campanha para troca de adesivos e novos cadastramentos de veículos

    A nova fase para o cadastramento de veículos na UFBA convoca a comunidade para efetuar a troca de adesivos dos veículos já registrados e efetuar novos cadastros.

    ACESSE AQUI

Parcerias

CONVÊNIO COM A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DA BAHIA (SSP/BA)

reitor assina convênio com a secretaria de segurança pública da Bahia

Dois convênios foram assinados pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles e secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa em 20 de dezembro de 2016, no Centro de Operações e Inteligência da SSP, marcando o início de uma relação institucional que visa a contribuir para ampliar a segurança nos campi da UFBA.

Um dos convênios visa a cooperação técnica entre as instituições para o aperfeiçoamento do modelo de segurança adotado pela universidade e das suas ações. Inicialmente, o policiamento no entorno dos campi já foi reformulado e intensificado por tempo indeterminado e as equipes da polícia utilizarão sua expertise e capacidade técnica para aperfeiçoar esse modelo. “A UFBA continuará com o modelo autônomo e próprio de segurança”, destacou o reitor João Carlos Salles. O convênio prevê, quando for do interesse da comunidade universitária, o compartilhamento de algumas imagens do entorno, geradas pelas câmaras da UFBA, para monitoramento pelo Centro de Operações e Inteligência. Isto ajudará a prevenir crimes e auxiliar em sua investigação.

O segundo convênio prevê uma política de estágios e parceria na busca de conhecimento cientifico nos diversos processos de segurança pública. Para o secretário, a aproximação da SSP com a área acadêmica pode trazer ótimos frutos para a sociedade. “Precisamos aplicar o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito da segurança, para que sejam desenvolvidas soluções que beneficiem à população”, destacou o secretário Maurício Barbosa.

Algumas Ações Previstas:

Pela SSP/BA:

  1. oferecer apoio técnico à UFBA nas áreas de segurança, defesa civil e prevenção de riscos de incêndio através de orientações, intercâmbio de informações, treinamentos e propostas de ações;
  2. promover ações preventivas, através do Corpo de Bombeiros, e policiamento preventivo no entorno dos campi da UFBA, através da PM e da Polícia Civil, visando a aumentar a segurança nestas áreas e a redução das ações.

Pela UFBA:

  1. oferecer apoio técnico à SSP, em temas de seu interesse, para a promoção da pesquisa científica e de atividades de Tecnologia da Informação, bem como para a elaboração de programas e projetos relativos a seu desenvolvimento institucional e ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão;
  2. promover ações de integração e compartilhamento de informações com a SSP, visando à adoção de orientações e procedimentos com o objetivo de aumentar a segurança e reduzir as ações delituosas nas áreas dos campi da UFBA e em seu entorno.