Um canal para espalhar tranquilidade e bem-estar

Você conhece o Canal de Segurança da UFBA? Ele foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com apoio da LLAB Solutions, uma startup de análise de dados formada por três estudantes da Escola Politécnica e um da Faculdade de Administração da UFBA, para centralizar todas as informações relativas a segurança nos campi da universidade, informar as ações adotadas nessa área, divulgar estudos e estatísticas sobre segurança e, principalmente, receber e processar sugestões e ocorrências de toda a comunidade UFBA.

Ou seja, parte de um conjunto de ações propostas pela reitoria, o propósito do portal de segurança é garantir um ambiente de tranquilidade e bem-estar nos campi da instituição. E é parte chave dessas ações a concepção do Grupo de Trabalho de Segurança Institucional, formado justamente para pensar e propor caminhos de um novo modelo de segurança na Universidade, afinado com a ideia geral de que a universidade não pode abrir mão de sua autonomia nem ferir seu caráter de instituição plural, democrática, inclusiva e, ao mesmo tempo, de excelência em ensino, pesquisa e extensão. O grupo é integrado por diretores de unidades, membros da gestão e representantes das entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes, sob a coordenação da professora Lorene Pinto, pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep).

O canal, desenvolvido com uma interface moderna e intuitiva, pode ser acessado de qualquer computador e dispositivos móveis e já na home do site estão disponíveis as principais notícias e informações sobre a segurança na UFBA. Logo abaixo, é possível um acesso rápido a três das principais ações de segurança da instituição:

1. Ocorrências – caso você seja vítima ou observe alguma atitude suspeita, basta clicar em ‘Notifique Aqui’ e preencher as informações solicitadas para registrar a ocorrência;

2. Cadastramento de veículos – espaço reservado para cadastramento, e renovação de cadastro, dos veículos que acessam a UFBA com regularidade;

3. Sugestões e Melhorias – espaço reservado para receber os apontamentos de quem transita com regularidade pelos campi e observou algum ponto de vulnerabilidade que deva ser corrigido.

Também estão disponíveis telefones e e-mails do Canal de Segurança e da Ouvidoria da UFBA. Segundo a assessora de TI da universidade, professora Fabíola Greve, que colaborou no desenvolvimento do canal, o registro mais eficiente das ocorrências vai contribuir para a UFBA elaborar estatísticas consistentes que “permitirão o desenvolvimento de planos de segurança mais eficazes”.

Em sua visão, é importante o acesso constante ao canal, já que ali estarão disponíveis notícias, dicas, estudos, estatísticas, e novas ações referentes a segurança adotadas pela UFBA. “Por se tratar de uma ferramenta moderna, interativa e alinhada com a política de segurança implementada pela instituição, é fundamental a colaboração de todos da comunidade, auxiliando e reportando toda e qualquer atitude suspeita e/ou possível falha na segurança dos campi, o que permitirá uma aplicação das ações de segurança com maior eficiência”.